Riboaldo

“A peça, que estava em cartaz quando chegou a pandemia, manteve sua interlocução com o público através de lives semanais entre ator e diretor, em que apresentaram leituras comentadas e ensaios abertos.” A quarentena mudou a nossa forma de fazer e consumir arte, nossos artistas seguem se reinventando para levar um trabalho de qualidade ao público e hoje a gente chega com mais uma dica teatral online!

Riobado cena 1_Renato Mangolin

O espetáculo da vez é uma adaptação teatral da obra “Riboaldo” de Guimarães Rosa com direção de Amir Haddad, criador do Teatro Oficina, que também trabalhou em grandes peças como “Cândida”, de George Bernard Shaw; “Vento Forte para Papagaio Subir” (1958), de José Celso Martinez Corrêa; “A Ponte”, de Carlos Queiroz Telles; entre outras obras em que atuou como ator e diretor. A partir da saga do ex-jagunço, a peça aborda questões existenciais, como religiosidade, a relação do homem com Deus – e com o Diabo -, o real e o misterioso, a sexualidade, a masculinidade e o amor, em suas mais diversas formas. Estas questões extrapolam o Sertão, são conflitos universais. Através do recorte feito na obra de Guimarães Rosa, o monólogo busca jogar luz sobre o papel das mulheres na vida e nos caminhos deste sertanejo, e refletir sobre a travessia do ser humano pela vida.

A peça é interpretada e adaptada por Gilson de Barros que se desafia ao dar vida a Riboaldo. “RIOBALDO – o jagunço improvável – é um dos personagens mais complexos da nossa literatura. Traduzir para o teatro a narrativa poética de Guimarães Rosa é missão dificílima. Quem já leu o livro deve concordar. Mas, ‘o que a vida espera da gente é coragem’. Saltei no escuro de coração aberto. O resultado dessa travessia você confere agora. Espero conseguir tocar em você, como o livro toca nos que leem: honesto, suave e profundo. Pretensioso, eu sei. Mas, como enfrentar essa grande obra senão com coragem e ousadia? Se conseguir parte disso já estarei compensado. Evoé!” Afirma o ator.

O espetáculo fará sua última apresentação no dia 16 de agosto, ás 16h, e você pode garantir seu ingresso clicando aqui! Confira abaixo a ficha técnica da peça!

 

ADAPTAÇÃO E ATUAÇÃO: Gilson de Barros

DIREÇÃO: Amir Haddad

CENÁRIO E FIGURINOS: Karla de Luca

ILUMINAÇÃO: Aurélio de Simoni TRILHA: “Marupá”, de Fábio Neves

PROGRAMAÇÃO VISUAL: Guilherme Rocha e Mikey Vieira

REDES SOCIAIS: Tatiane Franco e João Anderson

FOTOS E VIDEOS: Renato Mangolin

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Fernanda Nicolis

PRODUÇÃO: Barros Produções Artísticas Ltda-ME.

ASSESSORIA DE IMPRENSA: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

o-gibra-indica-azul-correto

  • Tags: