Mostra de Cinema de Ibitipoca

Finalmente Ibitipoca entra na rota das mostras de cinema e em outubro teremos mais uma ótima oportunidade de subir a serra e curtir a vila de maneira diferente. Para os que já conhecem Ibiti sabem que por lá tudo ganha novos ares, que a relatividade do tempo se mostra clara (o tempo por lá parece caminhar diferente) e que a vila tem todo o charme propício ao cinema brasileiro. Assim, a 1ª Mostra de Cinema de Ibitipoca chega para acontecer no feriado de outubro e entre os dias 12 e 14 as ruas ganharão exibições de 25 filmes, entre longas e curtas, oficinas de cinema, cortejos pelo arraial e shows musicais. E o melhor: tudo gratuito! O evento é uma promoção da Mantiqueira Produções, em parceria com o Studio Cartola, patrocínio da Reserva do Ibitipoca e a cerveja oficial é o Mr. Tugas.

4319_Foto Bianca Aun_Benzinho_nov2016foto: Bianca Aun

Para contemplar todas as possibilidades narrativas do cinema, os curadores Mariana Musse e Pedro Nogueira priorizaram a diversidade das produções em ficção, documentário e animação. As sessões estão divididas por temas, como natureza, infantil, filmes de realizadores da Zona da Mata e região, filmes nacionais e premiados. Toda a programação é de censura livre e a exibição nos três dias da Mostra será das 18h às 22h. Entre os longas metragens estão “Benzinho”, de Gustavo Pizzi e “Caminhos da Mantiqueira”, de Galileu Garcia Jr. Entre os curtas, “Sardas”, de Francisco Franco, “A Luta”, de Bruno Bennec, “A Poeira e o Vento”, de Marcos Pimentel, “Ibitipoca, Fé e Cura”, de Rita Viana e Victor Zaiden, e o pernambucano “Cor de Pele”, de Lívia Perini.

chadas quintetofoto: divulgação

A 1ª Mostra de Cinema de Ibitipoca ainda traz algumas novidades e alternativas interessantes. Uma delas é a Mostra Itinerante, em que alguns filmes serão exibidos nos arredores do arraial, na semana seguinte, proporcionando às crianças e adolescentes das cidades vizinhas o contato com a sétima arte, além de shows e oficinas. E já que falamos nas oficinas… para os interessados, o evento terá duas oficinas introdutórias ao universo cinematográfico. Introdução à captação de imagens e introdução à edição. Elas serão ministradas por Felipe Hutter e Francisco Franco. Os shows acontecerão na vila com “Chadas Ustuntas Quinteto” e “Flor de Manacá”, e a abertura do evento acontecerá com um cortejo por Ibitipoca. Além de tudo o evento, por estar inserido em uma das reservas ambientais mais lindas do Brasil, vai trabalhar com a conscientização do meio ambiente, direcionando todo o lixo para a usina de reciclagem de Lima Duarte.
Esse evento é uma contribuição e tanta para Ibitipoca e região e com certeza vai entrar com louvor para o mapa das mostras nacionais de cinema. Vamos subir a serra? #ogibraindica #quemseguiaseliberta

o-gibra-indica-azul-correto

  • Tags:
  • Cinema
  • curtas
  • filmes
  • ibitipoca
  • longas
  • mostra
  • mostra de cinema
  • nacionais
  • serra

Matérias relacionadas