MARE – Movimento Artístico Evolucionário

Um grupo independente formado por produtores culturais que a partir de atividades artísticas, políticas e sociais  buscam fortalecer o setor cultural da cidade. Essa é uma breve definição do que é o MARE – Movimento Artístico Evolucionário, que surgiu no final de março visando discutir ações emergenciais para a classe artística na cidade. Diante do cenário atual, a classe foi uma das primeiras a ser afetada pelas consequências da crise. Tendo isso em mente, diversos agentes culturais iniciaram uma série de reuniões virtuais para pensar e agir coletivamente em busca de soluções que amparassem este segmento profissional.

109284480_312348636811296_2180383550903507848_n

O movimento se propõe a ser um canal aglutinador de ideias e ideais que levem a arte da cidade a evoluir, progredir e ampliar seu espaço e benefícios sociais. Por ser formado por artistas plurais, técnicos e produtores que vivem, ou buscam viver de cultura, as pautas debatidas buscam estabelecer contatos , construir pontes e fazer articulações de maneira autônoma e independente. De acordo com  movimento, o isolamento social destacou, ainda mais, as fragilidades do setor cultural e foi a partir disso que esse grupo de artistas viu a necessidade  de estabelecer dialogo com representantes do poder público com o intuito de encontrar alternativas e estimular os agentes locais a seguirem no caminho rumo à profissionalização, valorizando toda a cadeia produtiva do setor.

 

Sobre o MARE:

O que estamos fazendo?

• Através de encontros com o poder público, que vem acontecendo entre o grupo e representantes do executivo municipal e dos legislativos municipal, estadual e federal, vêm sendo construídas propostas de curto, médio e longo prazo que propiciem uma sustentação orgânica e maior profissionalização do setor.

• A próxima atividade do Mare é o lançamento de um vídeo-manifesto que se pretende como uma espécie de pedra fundamental do movimento.

• Em seguida, será lançado um programa de arte para o contexto de isolamento, transmitida de espaços públicos e particulares, um novo fazer artístico para o público de Juiz de Fora.

• Um programa de entrevistas também está sendo desenvolvido para debater com convidados temas relacionados ao setor e ao momento presente.

 

Como trabalhamos?

Trabalhamos por meio de comissões que se reúnem em encontros setoriais para fazer a articulação e a pressão política, para cuidar da identidade e da comunicação, e também a produção e realização das ações.

 

Quando?

O vídeo de lançamento está previsto para ser lançado no dia 24/07, sexta-feira, ao meio-dia. A proposta é que ele seja divulgado nos perfis do instagram e facebook do movimento e compartilhado em vários perfis ao mesmo tempo, como uma grande manifestação virtual.

 

Pra não perder nenhuma novidade é só seguir o perfil do @mare.jf, clicando aqui!

 

o-gibra-indica-azul-correto

  • Tags: