Cultura Veggie

“Uai, mas você come o que ao invés de carne?”, “tá, mas então me fala qual outro alimento é rico em proteína?”, “plantas também são seres vivos, então você também não pode comer elas”, “ahhh,cê num gosta de carne porque nunca comeu bacon!”… mas meu deus do céu, que galera chata! Provavelmente você tem um amigo, parente ou até mesmo um conhecido que decidiu aderir ao vegetarianismo, mais provavelmente ainda essa pessoa já ouviu inúmeras piadocas ou comentários sobre o seu estilo de vida e seus hábitos alimentares. A verdade é que muitas pessoas quando decidem abdicar da carne e de seus derivados, acabam tendo que explicar que é possível viver, e muito bem por sinal, fazendo uso de alimentos naturais que não deixam a desejar em nada no sabor. Por isso, hoje a gente chega pra falar um pouco mais sobre essa onda e já adiantamos que JF também aderiu ao costume e têm várias opções pra você se deliciar com ótimos pratos 100% sem carne!

jpg.3

Antes de mais nada, é importante começar falando que veganismo e vegetarianismo são duas coisas um pouquinho diferentes. Enquanto o vegetarianismo abre mão apenas da carne, o veganismo não consome nada derivado do animal, portanto: leite, ovo, queijo, iogurtes e afins não estão incluídos na dieta. A cozinheira e responsável pelos deliciosos quitutes veggies do Uthopia, Raissa Rossini, nos contou um pouco sobre sua relação com o vegetarianismo. “A aproximadamente cinco anos eu decidi me tornar vegetariana. Foi logo depois de começar a praticar yoga e meditação. Uma coisa foi levando a outra, e na busca por uma alimentação mais pura, naturalmente eu deixei de lado as carnes.” Ela também salienta o que a motivou a adotar o novo estilo de vida. “Eu costumo dizer que tive um motivo pra parar de comer carne, e milhares de motivos pra não voltar mais! O amor aos animais, a questão ambiental, a melhora evidente na saúde, são alguns dos motivos que me fazem seguir firme e orgulhosa de fazer parte disso.”

A adesão ao estilo de vida mais natural e sem carne têm crescido cada vez mais. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, 14% dos brasileiros se declara vegetariano e 55% deles afirmam que consumiriam mais produtos veganos se estivessem melhor indicado na embalagem, além disso, houve um crescimento de 75% da população vegetariana nas regiões metropolitanas, o que deixa claro essa crescente. Não precisamos ir muito longe para acharmos ótimas opções de comidas veganas e/ou vegetarianas, JF têm excelentes opções de restaurantes, bares, lanchonetes, hamburguerias e cafés com pratos veganos e deliciosos, a chef e cozinheira Veggi, Lissa Ribeiro, destaca como a quebra de tabus e um olhar mais aberto para a cozinha vegana e/ou vegetariana pode dar espaço a novos sabores e descobertas. “O mais desafiador não é criar uma comida vegana gostosa e saborosa, o mais desafiador dessa cozinha é conseguir convencer o outro de que aquele alimento é extremamente delicioso. Trabalho com cozinha a mais de um ano e nesse tempo, as pessoas que consegui convencer a experimentar uma comida vegana, adoraram. O desafio real é conseguir abrir a mente das pessoas para uma nova experiência alimentar. Inclusive recomendo que as pessoas conheçam a Casa Hum, uma casa de brunch com várias opções vegetarianas e veganas.”

WhatsApp Image 2019-12-19 at 12.02.31

 

Com toda certeza não é fácil mudar nossos hábitos alimentares e essa mudança não acontece da noite para o dia, mas existem ótimas dicas e  opções para você que quer experimentar esse novo estilo de vida. Algumas pessoas dizem que a melhor forma de se acostumar é incluindo mais frutas, legumes e verduras nas suas refeições do dia-a-dia, assim você já vai se habituando com os alimentos e substituindo aos poucos a carne. De acordo com a revista Super Interessante, uma boa forma de também ir se adaptando é perder o medo e encarar a cozinha! Cozinhar alimentos que você já gosta de comer é uma ótima ideia e a na internet você encontra receitas de bolos, tortas e hamburgueres sem nenhuma carne. Raíssa também nos conta como foi sua experiência em relação a esse período de transição “Eu tive uma facilidade muito grande em me adaptar aos novos hábitos. Na verdade, nunca gostei muito de comer carne, sempre comi muita variedade de plantas. Além disso, amo cozinhar e aproveitei pra testar muitas receitas nessa fase inicial. Foi um período de muita descoberta, e de muita alegria. A cada novo sabor, eu explodia de alegria… A cada refeição sem nenhum pedaço de carne, eu me sentia grata por minhas escolhas.”

Não existe nenhum truque de mágica e o jeito é realmente ir testando as diversas possibilidades que o mundo veggie nos oferece, mas se de tudo você não quiser encarar a cozinha tá tudo bem porque JF oferece deliciosas opções que você encontra em lugares como: São Bartolomeu, Uthopia, Timboo, Espaço Café Central, restaurante Taiwan, Bud, Casa Hum, entre outros tantos. Então, bora começar o ano dando chance para hábitos mais saudáveis, até porque não faz mal experimentar coisas novas, né?! Essa e outras matérias você confere na nossa revista que já está em todos os pontos. Não perde tempo e garante logo a sua!

o-gibra-indica-azul-correto

  • Tags: