A arte em tempos de crise

A arte existe para que a realidade não nos destrua. Desde os tempos mais antigos aqueles considerados grandes pensadores já enfatizavam o enorme valor da arte. Olhe ao seu redor e perceba rapidamente que tudo é artístico. 2020 mal começou e cá estamos nós, em casa. Eu sentada aqui escrevendo esse texto e você me lendo do outro lado da tela. Nesse momento de isolamento social, nós conseguimos perceber mais fortemente que tudo que consumimos é feito por um artista. A música que você escuta, o filme que você vê, as séries que está maratonando, o livro que é uma espécie de refúgio da realidade, exatamente tudo é arte. Vez por outra, precisamos reunir forças e lutar para que as pessoas entendam que isso tudo vai muito além de um simples entretenimento, que isso tem a ver com acalanto para alma, com aquele gás que te move e te resgata da realidade dura e, por tantas vezes, cruel. Mas por que falar tudo isso? Vivemos momentos em que é preciso dizer o óbvio e corrigir as inúmeras tentativas de desmoralização da arte. Sabemos muito bem que a cultura nada tem a ver com o pum do palhaço e que a risada feliz da criançada é resultado de um trabalho árduo de bastidores, de muita técnica, muito estudo e pesquisa que tantas vezes é resumido a palhaçadas.

Design sem nome (2)

Mesmo com todos os ataques, a arte se reinventa e se refaz como um suspiro de esperança em meio ao caos, e o texto de hoje chega para falar sobre como os artistas locais tem se mantido nesse momento. As luzes do palco estão apagadas e os grandes shows precisaram dar espaço a apresentações mais intimistas que você pode acompanhar sem ter que sair de casa. É dessa forma que muitos músicos, atores, contadores de histórias e produtores tem divulgado seu trabalho. Se não tem como a gente ir até o evento, o evento vem até nós! As lives e as divulgações de vídeos tanto nas redes sociais, quanto no YouTube tem sido a saída para que a arte continue sendo produzida, mesmo que em tempos de quarentena e, por aqui, tem muito trabalho bom sendo divulgado.

Como já dito em outras matérias, o teatro deixou o palco por um momento e passou a compartilhar seus espetáculos online, de forma gratuita e acessível a todos. No ramo da música também seguimos firmes, mostrando que estar em casa não é motivo para deixar de curtir o trabalho de vários artistas que a gente ama! Além disso, temos festivais e contações de história que também podem ser acompanhados pela internet. E não tem forma melhor de apoiar esse trabalho do que compartilhando toda essa arte com o máximo de pessoas possíveis. Então, aproveita que você já está por aqui e vem conferir nossa agenda de programação virtual que tem várias dicas de shows e peças online! Aproveita também, para conhecer novos artistas locais e fortalecer ainda mais esse trabalho.  Seguimos juntos com a esperança de que daqui a pouco isso passe e com a certeza de que a arte sempre resistirá!

o-gibra-indica-azul-correto

  • Tags: